Na produção de um texto, coesão e coerência estão imbricadas, isto é, parcialmente sobrepostas, sendo "extremamente difícil, ou mesmo impossível estabelecer uma separação nítida entre um e outro fenômeno".
Coesão
A coesão materializa-se através de fatores que conferem sequenciação ao texto, seja de forma explícita (através de conectivos, mecanismos formais que permitem relações de sentido entre elementos do texto), seja de forma implícita (através de uma sequenciação lógica, dependente do conhecimento de mundo do autor do texto e do leitor para se realizar).
Vimos cinco categorias de coesão (as quais também podem ocorrer imbricadas):
- Referência
- Exofórica (também chamada Situacional ou Extratextual)
- Endofórica (também chamada Textual ou Intratextual)
- Anafórica
- Catafórica
- Substituição
- Nominal
- Verbal
- Elipse
- Conjunção
- Lexical
Exemplos:
Referência Exofórica: o termo a que se refere encontra-se fora do texto.
"Como vimos no primeiro capítulo deste livro..."
"Na aula passada, conversamos sobre..."
"Conforme a definição de mais-valia proposta por Marx..."
Referência Endofórica Anafórica: o termo a que se refere encontra-se dentro do texto e já foi expresso. No primeiro exemplo abaixo, o pronome pessoal do caso reto "Ele" (2º período) refere-se e substitui "O professor" (1º período). No segundo, o pronome demonstrativo "isso" (2º período) refere-se e substitui "Responsabilidade e seriedade" (1º período).
"O professor chegou tarde para a aula. Ele se atrasou por conta do engarrafamento na Av. Goiás."
"Responsabilidade e seriedade. É isso que eu espero de vocês."
Referência Endofórica Catafórica: o termo a que se refere encontra-se dentro do texto e ainda não foi expresso. No exemplo abaixo, o pronome demonstrativo "isto" antecipa "responsabilidade e seriedade".
"É isto que eu espero de vocês: responsabilidade e seriedade."
Substituição Nominal: o termo que se substitui é um nome (substantivo).
"O professor chegou tarde para a aula. Ele se atrasou por conta do engarrafamento na Av. Goiás."
Substituição Verbal: o termo que se substitui é um verbo, locução ou uma oração inteira. O verbo "fazer" é substituto dos verbos causativos/ação, enquanto o verbo "ser" é substituto dos verbos existenciais/de estado.
"O papa ajoelhou-se. As pessoas também."
"O papa ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo."
"O papa é cristão. Muitos dos que ali estavam também."
"O papa é cristão. Muitos dos que ali estavam eram."
Elipse: omissão de um termo recuperável pelo contexto. Substituição por zero.
"Você cumpriu os prazos. Eu, não." (Eu não cumpri os prazos.)
"João Paulo II esteve em Goiânia. Aqui, disse que a igreja continua a favor do celibato." (João Paulo II disse que a igreja continua a favor do celibato)
Conjunção: trata-se de uma relação semântica de coesão, não necessariamente realizada pela classe gramatical de mesmo nome. "Os elementos conjuntivos são coesivos não por si mesmos, mas indiretamente, em virtude das relações específicas que se estabelecem entre as orações, períodos e parágrafos."
"Apesar de ter ido mal nas primeiras provas, o aluno alcançou êxito ao final do semestre." (relaçao de concessão)
Lexical: reiteração de itens lexicais idênticos ou que possuem o mesmo referente.
"O papa esteve em Goiânia. Sua Santidade beijou o solo goiano." (sinônimo)
"Eu adoro cocada. É o doce que eu mais gosto." (hiperônimo)
"Sempre tem confusão na Pecuária. É uma coisa muito triste." (coisa = confusão na Pecuária)
Coerência
"Enquanto a coesão se dá ao nível micro-textual, a coerência caracteriza-se como o nível de conexão conceitual e de estruturação do sentido, manifestado, em grande parte, macro-textualmente."
"Um texto contém mais do que o sentido das expressões na superfície textual, pois deve incorporar conhecimentos e experiência cotidiana, atitudes e intenções, isto é, fatores não linguísticos." Pode, por exemplo, ocorrer incoerência por discordância ideológica.
Níveis de coerência:
- Narrativa: o texto respeita as implicações lógicas da narrativa;
- Argumentativa: não há contradição entre os argumentos apresentados;
- Figurativa: as alegorias são coerentes (exemplo: pomba = paz, lebre = velocidade, tartaruga = lentidão, raposa = esperteza);
- Temporal: o texto respeita a sucessividade dos eventos (anterioridade, concomitância e posterioridade);
- Espacial: compatibilidade em termos de localização, organização e descrição espaciais (exemplo de incoerência: "A Torre Eiffel é ponto de passagem obrigatória para os visitantes de Londres.")
- Nível de linguagem: compatibilidade entre linguagem e público alvo (exemplo: aula de Língua Portuguesa na universidade, no Ensino Fundamental ou no meio rural - a linguagem deve ser coerente com a faixa etária/público alvo).
AVISOS
- Não haverá aula na próxima segunda-feira, dia 27/05/2013;
- A prova final ficou marcada para o dia 22/07/2013;
- Até o dia 22/07/2013, todos devem entregar um resumo do texto "Gêneros Discursivos", do Bakhtin e uma resenha de um filme (o qual ainda vai ser tema de uma aula futura);
- Quem não puder fazer a prova do dia 22/07 poderá fazer uma prova substitutiva no dia 29/07/2013.
Referências:
- http://www.pucrs.br/gpt/coesao.php
- "Coesão e Coerência Textuais", Leonor Lopes Fávero
Nenhum comentário:
Postar um comentário