O tema da aula de hoje foi: "Funções da Linguagem".
No início da aula, foram retomadas as concepções de linguagem, as quais foram temas de aulas anteriores.
- 1ª concepção: Linguagem como expressão do pensamento
- 2ª concepção: Linguagem como instrumento de comunicação
- 3ª concepção: Linguagem como prática social e forma de interação (Bakhtin)
Em seguida, foram apresentados os elementos constituintes do modelo de comunicação.
- Emissor (ou Remetente)
- Receptor (ou Destinatário)
- Mensagem
- Contexto (ou Conteúdo, ou Referente)
- Código (compartilhado entre Emissor e Receptor)
- Canal (suporte físico ao ato de comunicação)
As funções da linguagem foram, assim, derivadas dos elementos constituintes desse modelo de comunicação.
Função | Foco |
---|---|
Emotiva (ou Expressiva) | Emissor (1ª pessoa) |
Conativa (ou Apelativa) | Receptor (2ª pessoa) |
Poética | Forma e/ou elaboração da Mensagem |
Referencial (ou Denotativa) | Contexto ou conteúdo da Mensagem (3ª pessoa) |
Metalinguística | Código |
Fática | Canal |
Por meio de dez textos, a professora não só exemplificou algumas dessas funções da linguagem, mas também quebrou os estereótipos:
- de que existiriam funções de linguagem específicas para cada gênero textual
- de que um ato comunicativo vale-se de apenas uma única função de linguagem
A quebra do primeiro estereótipo foi ilustrada através da comparação dos textos 9 e 10.
O Texto 9 é uma paródia do gênero anúncio, a qual faz uso de palavras (léxicos) retiradas do campo semântico da gramática da língua portuguesa, trazendo-as para o campo das relações humanas. Não há metalinguagem ou função metalinguística, pois não se trata de um anúncio que trata do ato de compor um anúncio, nem de uma poesia a falar do fazer poético. Trata-se de um anúncio em que há uma predominância da função poética - e não da função referencial, como era de se esperar, a exemplo do Texto 10.
A quebra do segundo estereótipo foi ilustrada através dos textos 1 e 2.
No Texto 1, apesar de a função poética estar presente, predomina a função conativa ou apelativa. No Texto 2, igualmente, há função poética, mas, desta vez, a predominância é da função metalinguística.
A conclusão da aula girou em torno da discussão da intenção do ator da comunicação. As funções da linguagem deflagariam as intenções do emissor, seguindo os processos de:
- seleção de palavras (eixo paradigmático)
- combinação de palavras (eixo sintagmático)
Assim, durante o ato comunicativo, o emissor submeteria esses dois processos (seleção léxica e combinação gramatical) às convenções do gênero a que se propõe comunicar.
Para exemplificar esses processos, a professora propôs as seguintes orações:
- O professor negou-se a discutir as notas.
- Aquele professorzinho negou-se terminantemente a discutir as notas.
Na primeira oração, há predominância da função referencial, não havendo outra intenção que a de comunicar uma informação relevante para os estudantes. Na segunda oração, além da função referencial e da transmissão da informação, há a predominância da função emotiva, já que o emissor expressa, ainda que de forma subliminar, sua opinião sobre a personalidade do professor.
Referências
- http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/concepcoes-de-linguagem.shtml
- http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm
- Texto entregue em sala de aula pela professora Regina Crispim
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