segunda-feira, 29 de abril de 2013

Língua Portuguesa I - Aula 4


O tema da aula de hoje foi: "Funções da Linguagem".

No início da aula, foram retomadas as concepções de linguagem, as quais foram temas de aulas anteriores.
  • 1ª concepção: Linguagem como expressão do pensamento
  • 2ª concepção: Linguagem como instrumento de comunicação
  • 3ª concepção: Linguagem como prática social e forma de interação (Bakhtin)

Em seguida, foram apresentados os elementos constituintes do modelo de comunicação.
  • Emissor (ou Remetente)
  • Receptor (ou Destinatário)
  • Mensagem
  • Contexto (ou Conteúdo, ou Referente)
  • Código (compartilhado entre Emissor e Receptor)
  • Canal (suporte físico ao ato de comunicação)

As funções da linguagem foram, assim, derivadas dos elementos constituintes desse modelo de comunicação.

FunçãoFoco
Emotiva (ou Expressiva)Emissor (1ª pessoa)
Conativa (ou Apelativa)Receptor (2ª pessoa)
PoéticaForma e/ou elaboração da Mensagem
Referencial (ou Denotativa)Contexto ou conteúdo da Mensagem (3ª pessoa)
MetalinguísticaCódigo
FáticaCanal

Por meio de dez textos, a professora não só exemplificou algumas dessas funções da linguagem, mas também quebrou os estereótipos:
  • de que existiriam funções de linguagem específicas para cada gênero textual
  • de que um ato comunicativo vale-se de apenas uma única função de linguagem

A quebra do primeiro estereótipo foi ilustrada através da comparação dos textos 9 e 10.

O Texto 9 é uma paródia do gênero anúncio, a qual faz uso de palavras (léxicos) retiradas do campo semântico da gramática da língua portuguesa, trazendo-as para o campo das relações humanas. Não há metalinguagem ou função metalinguística, pois não se trata de um anúncio que trata do ato de compor um anúncio, nem de uma poesia a falar do fazer poético. Trata-se de um anúncio em que há uma predominância da função poética - e não da função referencial, como era de se esperar, a exemplo do Texto 10.

A quebra do segundo estereótipo foi ilustrada através dos textos 1 e 2.

No Texto 1, apesar de a função poética estar presente, predomina a função conativa ou apelativa. No Texto 2, igualmente, há função poética, mas, desta vez, a predominância é da função metalinguística.

A conclusão da aula girou em torno da discussão da intenção do ator da comunicação. As funções da linguagem deflagariam as intenções do emissor, seguindo os processos de:
  • seleção de palavras (eixo paradigmático)
  • combinação de palavras (eixo sintagmático)

Assim, durante o ato comunicativo, o emissor submeteria esses dois processos (seleção léxica e combinação gramatical) às convenções do gênero a que se propõe comunicar.

Para exemplificar esses processos, a professora propôs as seguintes orações:
  1. O professor negou-se a discutir as notas.
  2. Aquele professorzinho negou-se terminantemente a discutir as notas.

Na primeira oração, há predominância da função referencial, não havendo outra intenção que a de comunicar uma informação relevante para os estudantes. Na segunda oração, além da função referencial e da transmissão da informação, há a predominância da função emotiva, já que o emissor expressa, ainda que de forma subliminar, sua opinião sobre a personalidade do professor.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário